Diálogo saudável só pode fazer bem..

29 01 2011

Hoje num desse site de relacionamentos, tive uma discussão (no bom sentido) sobre igreja..

A seguir o diálogo (sem nomes para não expor ninguém. Coloquei numeros para simbolizar as pessoas do diálogo. Todos os participantes estão cientes de que postei e concordaram..)

1- “A pergunta “vc esta em uma igreja?” e a afirmação “volte pra Jesus” numa mesma frase mostra o quanto a igreja precisa de pessoas que podem mostrar que Jesus só estará na igreja se lá estiver o “corpo e Cristo”. Infelizmente o Corpo de Crista nunca estará lá (pelo menos não na plenitudde revelativa da graça), enquanto os de dentro julgarem os que estão fora e os de fora, se sentirem injustiçados e permanecerem donos de uma meia verdade, a saber, a vida cristã sem igreja…”

2- “Pois é.. sabemos da teoria… mas infelizmente a igreja que vivemos hj não é a igreja da Bíblia. Isso não quer dizer que todas as pessas de dentro da igreja sejam assim, ainda temos aquelas que estão cientes da situação e lutam pelo Corpo de Cristo e admiro essas pessoas… tô longe de ser assim. Mas os que estão de fora como eu, sentimos falta dessa comunhão…”

3- “O problema é um único e não sobre igreja/cristo/pessoas, mas sobre tudo que vivemos: muito se fala e pouco se faz. – e eu me enquadro nisso tb”

2- “Me enquadro tb!”

1- “Para vc ter a igreja bíblica que deseja, implica diretamente na sua decisão e “ser igreja” hj. Nada vai acontecer enquanto sentamos as portas da instituição torcendo para um final feliz,ou na pior hipótese, por um fim ruim… Acontece que, se vc diz que a igreja não é bíblica, então sabe o que deve ser uma igreja bíblica. Então o melhor lugar para vc estar não seria dentro da igreja? ensinando outro a viver o padrão da igreja bíblica? isso não é fácil, mas para quem se define cristão, a vida não é pra ser fácil,mas pra ser plena…a falta de comunhão que vc sente é apenas reflexo da sua decisão de se afastar daqueles que julga estarem errados…”

2- “Por isso disse estar enquadro…”

1-“Reconhecer que vc enquadrada no “muito se fala e pouco se faz” é admirável, porém sem valor algum se vc não muda sua atitude. Se torna igual à aqueles que está julgando estarem errados..”

3- “Eu num to julgando alguém to falando que o problema pra mim da sociedade  é isso, vc que tá me julgando falando q eu num to mudando, mas é normal… a gte veio ao mundo pra julgar tanto que acabamos confundindo uma opinião com um julgamento… Mas num tenho problema com isso não, fique tranquilo, minha opinião sobre muito se fala e pouco se faz ainda continuará. Ter opinião sobre algo é diferente de julgar… Por isso as pessoas da igreja tem uma opinião diferente das de fora, ou vice versa, a gte leva como um super JULGAMENTO, qdo as vezes é só uma questão de opinião… Mas a gte não consegue lidar com oq é diferente a nós, é dificil.”

4- ” Eu graças a Deus me libertei da igreja/julgamento/enquadramento/máscaras/prisão e agora eu vivo a verdadeira comunhão com Deus, com Jesus, com o amor, com meus amigos, com quem eu não conheço, com quem me ama e com quem me odeia.”

1- “Se vc admite que fala muito e faz pouco, então não estou te julgando mas constatando um fato dito por vc mesma. Opinião sempre será um ponto de vista com base em algum julgamento. O mundo está um caos pq acredita que não ha verdade absoluta…portanto cada um defende um tipo de moral mas todos querem ser tratados com respeito e amor,provando que apesar de dizerem que não acreditam na verdade absoluta, desejam serem tratadas com base nessa verdade. O que estou dizendo é que só pode haver 1 em duas definições: ou se acredita na igreja ou não se acredita. (levando em conta toda maldade implícita na instiuição). Quem acredita na igreja deve defende-la e não atacá-la (falo isso sobre tudo em relação as distorções dentro ela, temos que impedir isso) Quem não acredita na igreja,está pondo em cheque o proposta de Cristo,que virá buscar a igreja ( sim a prostituta de quem falamos aqui ) -Oséias é um bom livro pra entender isso…Pra ficar claro: não estou defendendo a instutição como ela se encontra hoje. Mas defendo uma igreja onde pessoas como eu,vcs possam conviver…e não acho que abandonar a igreja para viver um cristianismo sem ela responda essa questão..ela resolve um problema (o pessoal) ..eu luto pela igreja sim…

4-“Eu nunca vi em lugar nenhum da bíblia que a igreja é um lugar físico… pelo o que eu entendi a igreja é a conexão entre as pessoas…”

1- “Sim..uma conexção….e onde na bíblia havia essa conexão? e onde ela existe hoje? ..onde quer que ela aconteça, ali da-se o nome de igreja.. por isso reafirmo, vc pode sair de uma igreja pq acha que ela está errada (um ex: Renascer) mas simplesmente não frequentar + um igreja é o extremo maléfico disso..ou vc pode permanecer e tentar ser cristão na igreja (ex: na Renascer)(como Jesus era judeu entre os fariseus) ae sim existe coerência para criticas. Criticar de fora é hipocrisisa..”

4- ” Eu entendo a sua causa, mas eu não acho que não frequentar nenhuma igreja pode ser visto necessariamente como um “extremo maléfico”. Eu acho que pode ser várias coisas, entre elas uma necessidade tremenda de auto-provação, mas algumas pessoas optam por isso tb para se auto-preservar ou até mesmo pra poderem finalmente deslanchar na comunhão com Deus e com outras pessoas porque eu, na minha experiência de vida só conheci uma igreja (entra tantas e tantas que eu conheci) que permitia uma união real com Deus todas as outras só distanciavam mais as pessoas da verdade de Deus, cortavam as asas, enquadravam as pessoas em lugares escuros e restritos onde ela pensa que tem liberdade, mas na verdade está sendo corrompida e controlada por idéias antiquadas e repetitivas.”

1- ” Alguns termos que vc citou acima “auto-provação e auto-preservar” são coisas que jamais li em qualquer livro bíblico. Mas li sobre pessoas que era provadas pelas tribulações e pecados e também que se entregavam completamente sem reservas ao seu chamado de ser igreja (é preciso lembrar de Paulo que escreveu mais cartas a muitas igrejas com muitos problemas e que jamais desistiu delas, inclusive morreu nesse processo). Acredito na sua frustração com a igreja mas não conseguiria acreditar num evangelho de Reino de Deus, que inclui, invariavelmente uma igreja (cheia de problemas até mesmo antes de ser igreja como entendemos)-lembra e Ananias e Pedro?- quando fosse pregado por alguém que não acredita na igreja e simplesmente abre mão dela, porque não te permite ser “livre” dentro da terminologia individual. Não defendo uma causa, mas sim a idéia de que a igreja é parte importante da vida cristã, pois justamente nos desafia a lidar com pecados (nossos e alheios), nos faz abrir mão de que entendemos hj como liberdade (individualismo) em proll da comunidade e escolhemos andar junto na diversidade e adversidades que há na igreja. Não consigo ver como, o fato de vc estar fora da igreja , possa ajudar a igreja a ser melhor…Sobre relacionamento pessoal com Deus, não é de fato na igreja que deve começar. Porém uma vez havendo esse relacionamento pessoal estreitado, não há dúvida que termina na igreja-Corpo de Cristo onde tudo se ajuste para o bom funcionamento. Se o “tudo” não estiver lá, não haverá bom funcionamento. Isso vale para pessoas  que sairam e pessoas que jamais entraram…Concluímos então que a culpa da igreja ser como é, de fato é de quem?

4- “Entendi tudo, só acho que a gente deveria fazer então uma diferenciação de termos. Quando usarmos o termo “igreja” é para aquela conexão que falamos anteriormente e podemos usar “instituição cristã” pra isso que vc está defendendo com tanto interesse. Destaca-se que “igreja” é aquilo que Jesus falou na bíblia, “instituição cristã” é aquela coisa inventada pelas pessoas até antes mesmo de Jesus nascer e intensificado depois que ele morreu baseada na necessidade de ser sempre igual, na vaidade, no poder e no controle. Realmente não vejo motivo nenhum pra sustentar isso. Acho que algo dessa natureza se deixasse de existir só traria benefícios aqueles que pretender seguir no Amor que Jesus ensinou. A salvação da instituição cristã está na sua abdicação e transendência. É preciso mudar pra crescer.

1- Certo, deixa eu entender isso que vc escreveu:
– vc diz que a instituição cristão, da qual vc afirma que é controladora, vaidosa e sempre igual, que foi inventada por homens, que foi criada antes de Cristo e intensificada depois de sua morte/ressureiçao, essa não merece o termo igreja, pois esse termo refere a conexão entre pessoas. Seria melhor se ela inclusive terminasse, porque de fato ela atrapalha o crescimento espiritual do indivíduo. é isso?
-Com essa afirmação vc esta dizendo, em outra palavras, o seguinte: O novo testamento é uma mentira, já que 80% dele fala exatamente dessa igreja problemática e cheia de divisão em si mesma, sem estabilidade e cheia e veneno. Porém com pessoas dentro dela que exortam sobre a necessidade de mantermos o amor estando dentro dela. Como quando se ama o cônjuge mesmo quando o casamento anda ruim…não há espaço para a separação..se o homem inventou a instituição, foi Deus quem fez o homem e Jesus o justificou. A instituição quando regida por homens de Deus, só poderá revelar Deus! Por outro lado um conexão espiritual sem dogmas, rumará para um outro conjunto de dogmas, feitos por homens, que se forem regidos por Deus, revelarão Deus….pela lógica desse raciocínio, naturalmente até mesmo essa conexão, pode ser corrompida pelo homem certo? então sair da instituição para se conectar com Deus numa outra coisa a que vc chama conexão é refazer o caminho que levou a instituição a falência…por isso sugeri a pergunta acima: e quem é culpa afinal? além disso tanto tabernáculo, quanto templo e depois igreja, foram coisas inspiradas por Deus…por isso segue o mesmo padrão…
Mas concordo com sua última afirmação:” A salvação da instituição cristã está na sua abdicação e transendência. É preciso mudar pra crescer”. É por isso que estou nessa instituição.Acredito que ele pode mudar e crescer.Mas não acredito que ela fará isso sem o corpo com um todo….

 

É possível que após eu postar esse diálogo , ainda haja continuação dele…de qualquer forma , meu desejo de expor esse debate é trazer a tona o tema: quem deixou a igreja ser o que é hoje?! os pastores mentirosos ou as ovelhas indiferentes!?  o ambos?ou ninguém?!  Se foi sempre assim ou se tudo mudou de um tempo pra cá…seo que falta é amor ou disciplina em ambos? … fique a vontade para comentar ….

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: